domingo, 25 de abril de 2010

Coleção Brasiliana Itaú

Fui nesse final de semana ver a exposição “Coleção Brasiliana Itaú” na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Vale a pena ver de perto uma coleção tão abrangente e rica em termos artísticos e históricos, que mostra um pouco da história de nosso país.


Vista da cidade de São Paulo em 1821 - tela de Arnaud Julien Pallière.

A Coleção Brasiliana do Itaú foi reunida pelo empresário e presidente do conselho do Itaú Olavo Setubal e é composta por cerca de cinco mil obras. A coleção começou na década de 70 quando Setubal começou a comprar pinturas, aquarelas, livros, objetos e documentos relacionados à história do Brasil desde a chegada dos portugueses.

Coco entalhado

Somente nos últimos anos de vida Setubal se deu conta da coleção que havia montado. Então, pediu a orientação de seu ex-genro, o colecionador Ruy Souza e Silva, e de Pedro Corrêa do Lago, que é o curador da mostra, para suprir as lacunas que, preenchidas, permitiriam dar o título de brasiliana ao conjunto.

A exposição reúne 300 itens entre telas, quadros a óleo, aquarelas, gravuras, desenhos, moedas, manuscritos literários e cartografia desde o século XVI até o século passado.

Moeda comemorativa da Constituição brasileira de 1824.

Os temas vão desde a terra selvagem de canibais com fauna e flora exótica, passa pelos itens da família real portuguesa, escravidão, Brasil holandês, urbanização das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, São Luís do Maranhão entre outras, até exemplares da literatura brasileira como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, entre outros.

Alguns exemplos da exposição: a primeira partitura da ópera "O Guarany"; a primeira edição de "Os Sertões" de Euclides da Cunha; primeiras edições dos clássicos infantis de Monteiro Lobato; a letra de "Garota de Ipanema" escrita pelo próprio punho de Vinícius de Moraes; o documento fundador da dívida externa brasileira assinado por D. João VI.

O que: Coleção Brasiliana Itaú
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo
Quando: até 05 de maio de 2010.
Horário: De terça a domingo, das 10h às 18h00, grátis aos sábados.

* Brasiliana é termo que designa um acervo abrangente de imagens e documentos sobre a história brasileira.

* A maior e mais famosa brasiliana, composta por mais de 40 mil itens, foi reunida por José Mindlin. Em 2006, José Mindlin doou todo o acervo à USP, que passa por um processo de digitalização, com o objetivo de disponilibilizar gratuitamente toda a coleção na web, é o projeto Brasiliana USP.

Veja mais:
- Site da Pinacoteca do Estado de São Paulo
- Livro Brasiliana Itaú
- Brasiliana USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário